Erros de copywriting que mancham a imagem da marca
O quotidiano de um copywriter é feito de desafios. Quando há uma agenda lotada com diversos conteúdos para produzir, há que ter organização e capacidade de produção. Por vezes, com tantas tarefas em mãos, pode acontecer uma má abordagem. O copywriter pode cometer gaffes que estragam os seus conteúdos.
Maus conteúdos irão gerar uma péssima imagem. Essa impressão negativa poderá prejudicar a reputação da marca. Aliás, conteúdos inadequados ou más práticas do copywriter até podem originar um indesejado processo judicial.
No presente artigo, reuni um conjunto de equívocos que podem surgir com frequência num criador de conteúdos menos preparado ou metódico. É importante conhecer os erros mais comuns no copywriting e evitar passar pelo embaraço de lidar com uma situação negativa que lese a imagem do copywriter.

Produção de conteúdo excessivamente técnico
Escrever um bom conteúdo copy não se cinge à produção do texto formal e técnico que se tende a esperar de uma comunicação corporativa tradicional. É importante compreender que a criação do conteúdo deve estar ajustada ao perfil do público.
Recomenda-se que se faça uma explicação dos termos técnicos e esclarecer conceitos complicados para facilitar ao máximo a leitura dos conteúdos apresentados.
Embora possa ser pertinente recorrer a uma comunicação formalizada, mais culta em empresas que pretendem impor-se como autoridade numa determinada área, atualmente, exige-se que se recorra a uma linguagem mais humana, independentemente da área em que se esteja.

Texto demasiado longo
É importante compreender que apresentar conteúdo muito longo não se revela nada positivo para quem pretende ler. Será encarado pelo leitor como um conteúdo pesado, aborrecido, o que aumentará a taxa de rejeição da página.
Os textos apresentados pelo copywriter não devem ser extensos, apenas informativos e atrativos. Também é um erro comum apresentar conteúdos bastante sintéticos, que apenas apresentem informações superficiais.

Mentir ou exagerar nos benefícios
É um erro comum fazer marketing de conteúdo centrado numa publicidade explícita sobre um produto ou serviço, apresentando as características do produto/serviço, em vez de se focar nos benefícios. Outro erro comum é mentir ou exagerar nos respetivos benefícios.
As pessoas que acedem aos conteúdos apenas procuram uma solução para um problema ou uma transformação. Não estão necessariamente interessadas no produto ou serviço. A arte do copywriting não se pode confundir com propaganda enganosa ou com promessas vãs.
Os conteúdos criados pelo copywriter devem conquistar, fidelizar e converter os visitantes. Idealmente, deve falar-se dos benefícios, sem exagerar. Além disso, não se deve prometer algo que não será cumprido.

Não usar CTAs ou usar inadequados
Os chamados CTAs (call to action/chamadas para ação) devem surgir na sequência do texto, apresentando-os com naturalidade, pertinência. O conteúdo criado e apresentado deve ser coerente, com informação relevante e útil.
Portanto, o CTA não deve prejudicar a experiência de leitura. Deve surgir no momento certo para ter o resultado esperado.

Falta de revisão do conteúdo
O copywriter tende a ter confiança no seu domínio sobre a língua portuguesa. A sua capacidade de escrever conteúdos coesos e coerentes tornou-se natural. As suas mãos seguem naturalmente no teclado a um ritmo acelerado.
Por muito que haja um dom para a escrita, ninguém é imune a erros. Mesmo um prémio Nobel da Literatura pode deixar escapar uma pequena gralha. Por isso, deve rever os seus conteúdos ou ter alguém de confiança para fazer essa tarefa.
Todo o copywriter deve ter noção de que pode deixar passar algumas falhas, pois ninguém é imune a erros. É fundamental impor a si mesmo uma revisão do conteúdo. Essa estratégia pode permitir a identificação de erros ortográficos, de pontuação, de repetição de palavras, entre outras falhas que possam ocorrer.
Esta leitura não deve ser feita no imediato. Faça-o algum tempo depois da produção do conteúdo, algumas horas mais tarde ou no dia seguinte. Os olhos e o cérebro podem enganar-nos, se a leitura for imediata, apresentando-nos a ilusão do que queríamos escrever em vez do que o que realmente escrevemos.

Conclusão
Um bom copywriting revela-se fundamental para uma empresa estar mais próxima de atingir os seus objetivos. No entanto, como se teve a oportunidade de verificar ao longo deste artigo, existe uma quantidade elevada de erros que podem ser cometidos por um copywriter menos experiente.
Não coloque em risco a imagem e reputação da sua marca. Confie nos melhores profissionais da área. Se quer um copywriter experiente na produção dos seus conteúdos, confie no meu trabalho e na minha vasta experiência. Faça o primeiro contacto. Certamente que esse será o primeiro passo para uma longa caminhada em conjunto, rumo ao sucesso!