CRO para Copywriters: aprenda a tornar cliques em clientes lucrativos
O mundo das empresas implica o contacto com diversas siglas que muitos desconhecem o significado, mas que desempenham um papel determinante no sucesso de muitas marcas. A sigla CRO advém de Conversion Rate Optimization, que podemos traduzir como Otimização da Taxa de Conversão. A sigla pode ter um impacto significativo quando é associada ao copywriting, a arte da escrita persuasiva que pode ajudar uma empresa a encontrar o rumo para o sucesso. Descubra a importância do CRO para copywriters e aprenda a transformar leads em clientes fiéis.

O papel do copywriting
A criação de conteúdo persuasivo realizada por copywriters visa aumentar a probabilidade dos visitantes do site que lhes gerou interesse de realizarem uma ação desejada, como a compra de um produto / serviço, por exemplo, ou uma inscrição em algo, o preenchimento de formulário.
O seu copywriting, além de apresentar uma mensagem clara e concisa, deve encontrar-se devidamente alinhado com os objetivos da marca. Além disso, o copywriter recorre a técnicas de escrita persuasiva no seu conteúdo otimizado; trata-se de textos que permitem orientar as pessoas que estão a ler os conteúdos apresentados através do funil de conversão.

A otimização da taxa de conversão
Conseguir melhorar os resultados reais (lucro) no Marketing Digital é muito mais simples do que se pensa, basta adotar o método de C.R.O. Neste processo contínuo, que implica análises e testes recorrentes, consegue-se aumentar o volume de conversão de um canal em específico (seja um site, landing pages, e-mails, campanhas pagas de redes sociais…). Conseguir identificar o que se deve melhorar revela-se uma mais-valia formidável.
A conversão é o objetivo. A otimização de conversões conseguida com o ajuste de campanhas, sites ou páginas de destino, permite-nos converter mais visitantes em clientes. Quanto maior for a taxa de conversão (%), mais vendas se consegue garantir.
O CRO consiste num processo de otimizar um site ou landing page. Os conteúdos apresentados criados por copywriters visam orientar os visitantes dessas plataformas a realizar ações específicas, nomeadamente, uma compra.
A tarefa do copywriter em criar um texto persuasivo pode criar um impacto no CRO, porque esses conteúdos foram projetados para influenciar as decisões destes utilizadores do site para eles decidirem fazer as ações desejadas, por isso, o copywriting é uma importante mais-valia que contribui para aumentar as taxas de conversão. O texto criado pelo copywriter serve de voz da marca.

Boas práticas recomendadas para redação em CRO
Garantir uma otimização da conversão da taxa de conversão (CRO) não cinge a apresentar um design atrativo. O texto apresentado deve ser convincente. O copywriter deve criar um conteúdo persuasivo que permita conectar o público-alvo à marca.
Existem boas práticas que ajudam a criar conteúdo que crie esse impacto, que engaje e convença os visitantes a realizar a ação pretendida. Eis algumas das boas práticas recomendadas pelos melhores copywriters.

Fazer uma análise de Dados e do comportamento do utilizador. Qualquer estratégia de CRO tem por base a recolha e interpretação de dados. Quem pretende mapear o comportamento dos utilizadores deve recorrer a ferramentas como Google Analytics, Hotjar e Microsoft Clarity que nos permitem identificar pontos de fricção que podem servir como oportunidades de otimização.
- Avaliar a taxa de rejeição e tempo médio na página, identificar se os utilizadores encontram valor no conteúdo ou se eles saem rapidamente.
- Usar mapas de calor (heatmaps) que permitem identificar onde os utilizadores clicam mais e quais aos espaços da página que recebem mais atenção.
- Gravações de sessão é uma estratégia que permite visualizar o percurso do utilizador, deste modo, podemos identificar dificuldades na navegação.
- Testes de formulários são elementos importantes que permitem avaliar onde os utilizadores abandonam os formulários e como podem ser melhorados.
Ter um conhecimento do público-alvo, esse conhecimento permite apresentar um conteúdo mais adequado aos leitores.

Utilizar uma linguagem adequada às características do público-alvo, apresentando uma mensagem persuasiva, clara e concisa.
Conteúdos otimizados, bem pensados existindo algumas dicas a ter em consideração:
- A criação de títulos chamativos é fundamental. Para os títulos serem eficientes, devem ser claros e persuasivos. Os títulos representam o primeiro ponto de contacto do conteúdo criado com os visitantes. Consegue-se capturar a atenção quando se apresenta um H1 bem elaborado. Essa estratégia permite gerar interesse nos leitores e definir o tom de toda a página.
- Os subtítulos também são relevantes, eles devem ser envolventes. Eles permitem dividir o conteúdo em secções, portanto, contribuem para haver uma fácil assimilação, ajudando a haver uma maior manutenção no site, os leitores ficam engajados e rolam na página para uma leitura aprofundada do conteúdo.
- Frequentemente, os títulos H3 apresentam descrições de produtos. Quando tal acontece, devem ser apresentadas descrições de produtos cativantes e persuasivas. Os copywriters devem destacar os benefícios e recursos mais relevantes para os potenciais clientes.
- Criar CTAs pertinentes. Estes elementos são fundamentais na redação de textos para CRO, ajudando a criar um impacto significativo nas taxas de conversão. Ter os chamados botões de chamada para ação, os call to action (CTA) permite aumentar as taxas de conversão, drasticamente.

Fazer testes A/B regularmente. Esta é uma técnica usada para comparar duas ou mais versões de uma página web, e-mail, anúncio para identificar qual das alternativas tem melhor desempenho.
Esta é uma das estratégias do CRO mais eficazes, comparar diferentes versões (seja de uma página, um artigo ou até de elementos específicos desse tipo de conteúdo, permite-nos identificar qual a opção que gera melhores resultados.
Como se teve a oportunidade de testemunhar, o copywriting pode ter um papel fundamental na otimização da conversão de leads. O copywriter pode assim desempenhar uma função determinante no processo de conversão.
Conjugar copy com CRO
Copywriting irá potencializar o valor do que se entrega ao público. Os dotes de Copywriter, que dominam a escrita persuasiva, podem ajudar uma empresa a concretizar determinadas metas. Não basta criar um texto bonito, para o copywriting servir como ferramenta poderosa do marketing digital, há que saber usar as palavras certas para influenciar ações de quem lê os conteúdos criados pelo copywriter.
Desta forma, o impacto do copywriting no CRO torna-se evidente. O copywriter contribui para o sucesso online de uma marca porque cria conteúdo relevante, de qualidade, persuasivo, algo que permite o engajamento.
Os bons conteúdos criados em copywriting fomentam a confiança dos leitores, promovendo a conversão com a ajuda dos Call to Action que levam os leitores a realizar uma determinada ação. Conjugar copywriting com CRO pode dar um boost nas conversões porque quando a escrita persuasiva é destinada a essa missão, os resultados são evidentes.
O método de testar, avaliar, testar mais uma vez, experimentar algo diferente, testar novamente, permite aprimorar a oferta de conteúdo. Desta forma, o copywriting entregue, orientado para a conversão, revela-se tremendamente poderoso.
A implementação de pequenas alterações (CTAs mais poderosos, títulos mais virais, conteúdos mais atrativos…) visando a melhoria de resultados permite revelar conteúdos que tornarão o seu site uma autoridade, uma referência na área onde se integra!

Contar com um profissional experiente
Esta relevância que o copywriting pode ter na otimização da conversão de leads (CRO) faz-nos constatar que o investimento num bom copywriter se justifica plenamente. Contratar alguém com conhecimentos e experiência que possa criar conteúdos eficazes pode ser a pedra de toque que alavanca uma empresa para o sucesso.
No copywriting deste profissional experiente estarão conteúdos de qualidade, atraentes e persuasivos, que ajudam de forma significativa a aumentar as taxas de conversão do site. Se precisa de alguém para assumir a responsabilidade de conteúdos que levem a um aumento das conversões, está no sítio certo, contacte e fale-me acerca do seu projeto!
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