O que é copywriting? Entenda a Essência da Persuasão!

Descubra o incrível poder do copywriting, a arte de usar as palavras certas para persuadir. .
Conheça o guia definitivo do copywriting.

O que é copywriting afinal? O Guia Definitivo para Entender a Essência da Persuasão.

O copywriter apresenta um domínio da língua que lhe permite que os conteúdos criados sejam poderosos. Esta pessoa que domina com mestria a arte de usar as palavras certas no momento oportuno, visando persuadir e converter, pode ter uma forte influência em diversos aspetos de um negócio. Mesmo pequenas palavras podem gerar grandes efeitos, por isso, este profissional é indispensável numa empresa que pretenda comunicar eficazmente. 

 

Desta forma, não se pode subestimar os efeitos do copywriting, o bom copywriter apresenta textos que podem fazer com que uma marca se destaque da concorrência. O copywriting deste profissional das letras pode fazer verdadeiramente a diferença, pode até se revelar decisivo num negócio. 

 

No presente artigo, iremos apresentar alguns dos segredos do copywriter. No copywriting, as palavras fazem parte de estruturas de persuasão que permitem que a criação de textos poderosos, que podem fazer disparar vendas. 

A definição de copywriting

Copywriting é a arte que o copywriter domina com perícia, permitindo-lhe escrever textos persuasivos que levam as pessoas que fazem uma leitura dos seus conteúdos a tomar uma ação específica.

 

Não se trata meramente de um profissional das letras que escreve textos bonitos, a sua capacidade de compreender profundamente o seu público-alvo, permite-lhe usar as palavras certas que criam um maior impacto. 

 

Esse conhecimento das angústias, das dores, dos desejos, das motivações do seu público é a chave do copywriter para fazer a diferença. Ele usa as informações que tem à sua disposição para criar uma conexão emocional, conseguindo convencer o leitor dos seus conteúdos a fazer uma determinada ação, uma compra, por exemplo. 

 

Deste modo, a base do copywriting está assente na apresentação estratégica das vantagens de determinados produtos e serviços. Logo, não se cinge a descrever características, o copywriter tem a missão de levar o leitor a sentir a necessidade de adquirir

o que se está a apresentar. 

 

O seu copywriting está pensado para gerar um sentimento de necessidade e desejo que irão transformar um leitor num cliente. A habilidade do copywriter está nesta capacidade de influenciar o pensamento e o comportamento do público-alvo.

A arte de persuadir ajuda os negócios

O copywriter visa persuadir. O seu conteúdo é estratégico, ele recorre a técnicas psicológicas de persuasão levar quem o lê a realizar uma ação específica. Ora, esse efeito faz com que o copywriting faça parte do departamento de comunicação de uma empresa que pretenda distinguir-se da concorrência. 

O copywriting ajuda a garantir mais conversões, a gerar mais leads, a contactar com novos clientes e a construir relacionamentos sólidos com clientes atuais, tornando-os mais duradouros. Por isso, qualquer negócio pode beneficiar com este tipo de conteúdo. 

O copywriter é frequentemente encarado como um profissional fundamental porque os seus conteúdos podem ser relevantes em diversas áreas que integram o marketing de uma marca. O copywriting pode ser adaptado a diferentes canais e formatos (marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, E-mail marketing, entre outras).

A persuasão no copy

Neste mundo que vive num constante rebuliço, o leitor não tem muito tempo para ler, está sempre ocupado. Ele só é atraído para a leitura, quando há algo irresistível. O copywriter deve tentar atrair à leitura, com um título chamativo, antes de persuadir.

 

O conteúdo do copywriter, frequentemente designada como copy, tende a apresentar um Call to Action (CTA). Este elemento é bastante importante no copywriting, surge no texto criado como uma orientação, uma indicação. 

 

O call to action é uma materialização da estratégia do copywriter em persuadir o público alvo a realizar uma ação específica, que pode ser comprar um produto ou inscrever-se numa newsletter, por exemplo. ‍ 

 

Este CTA não consiste numa mera frase a indicar algo, como “clique aqui” ou “faça o download”, apresenta um conteúdo adicional para persuadir a pessoa a fazer uma determinada ação.

 

Por exemplo, para destacar o valor de algo, o copywriter propõe “Descubra um ebook que apresenta os segredos do copywriting”. A indicação de que é gratuito é uma mais-valia que pode ser adicionada ao conteúdo. Para indicar que se trata um ebook que tem de ser obtido, pode revelar-se que se trata de uma oferta por tempo, dando a ideia de urgência. 

 

A CTA revela-se um ponto fulcral das técnicas do copywriting porque permite ajudar a fechar vendas, incentivando a tomada de decisão do leitor. Contudo, para ela ser bem sucedida, é necessário elaborar bem a mensagem, apresentando gatilhos (emocionais /  mentais) que tornarão a ação mais provável.

Mão segurando uma caneta sobre fundo branco, simbolizando a escrita e a necessidade de precisão no copywriting.

A importância dos gatilhos mentais

Desta forma, o copywriter recorre a gatilhos emocionais ou mentais para persuadir o leitor a realizar uma ação específica. Despertar emoções é algo comum nas propagandas, pois, elas exercem uma grande influência nas pessoas. 

Estes gatilhos são poderosos porque promovem a ação do leitor. Por exemplo, quando o copywriter usa o gatilho da escassez, recorre a uma estratégia de marketing que visa explorar o medo que o leitor tem de perder uma boa oportunidade. 

Ao indicar que a promoção é limitada ao stock existente, frisando que há “apenas 10 unidades restantes”, desperta-se a necessidade de atuar, ou se age ou se perde a oferta. Esta estratégia permite impulsionar as vendas.

O copywriter não pode exagerar nos gatilhos emocionais. Embora existam muitos que se podem usar (nomeadamente: autoridade, prova social, urgência, novidade, curiosidade, exclusividade, entre outras possibilidades). Na mensagem do copywriter que visa persuadir, deve surgir um CTA discreto, caso contrário, terá o efeito inversos, porque irá soar manipulativo. Quando há autenticidade no conteúdo apresentado, a persuasão será genuína.

Conclusão

Como se teve a oportunidade de testemunhar ao longo do artigo, o copywriting é uma ferramenta muito poderosa. Inicialmente, o copywriter visa atrair a atenção do leitor que faz parte de um mundo repleto de distrações. Ao capturar o interesse do público, com um conteúdo atrativo, consegue-se a atenção desejada.

Essa é uma oportunidade conquistada, para manter o leitor engajado, o copywriter deve suscitar a curiosidade do leitor, fazendo despertar nele o desejo por mais informações sobre o assunto em causa. 

Com as técnicas de persuasão e storytelling que o copywriter domina, o leitor passa a desejar o produto ou serviço que está a ser apresentado. É com esta estratégia que o copywriter orienta o leitor a realizar a ação específica, que pode ser uma compra, o preenchimento de um formulário ou outra ação.

Copywriting em serviço, criando conteúdos.

Ter os serviços de um bom copywriter

Certamente que percebe como o copywriting pode fazer a diferença em qualquer negócio. 

Esta poderosa ferramenta impulsionar os resultados de uma empresa. Ter alguém que domine a arte da persuasão por escrito representa uma importante mais-valia num mundo extremamente competitivo. Se precisa de ajuda para criar textos persuasivos para o seu negócio, não hesite, entre em contacto para podermos falar sobre o seu projeto!

 

Créditos das imagens: Freepik

Achou este artigo útil?

Partilhe com alguém que possa beneficiar.

Também Pode Interessar-lhe:

error: Content is protected !!