A força do copywriting nas estratégias de comunicação e vendas
Copywriting consiste numa estratégia de produção de textos que procura garantir a persuasão de quem lê. O copywriter procura criar conteúdos que convençam o leitor a fazer algo, a realizar uma determinada ação. Os departamentos de Marketing e Vendas recorrem constantemente ao copywriting nas comunicações que realizam, seja em canais digitais, seja offline.
Descubra os inúmeros encantos que esta estratégia tem no mundo contemporâneo, onde a maioria das empresas necessita de conquistar o seu espaço e superar a concorrência, nas vendas, na internet e nas redes sociais.

O que é o copywriting?
O copywriting é frequentemente designado como “copy”, tratando-se da criação de textos persuasivos que se revelam bastante eficientes na arte de convencer. Logo, o copywriter (que também é designado como “copy”) revela-se um profissional versátil, que cria textos para diferentes segmentos do mercado.
Enquanto redator criativo e talentoso, não se cinge a escrever bem. Escreve com propósito. Este profissional da escrita consegue empregar algumas técnicas que domina com mestria para criar textos que apresentam muitas qualidades, nomeadamente legibilidade, empatia, informação pertinente, entre outras.
Enquanto um vendedor interage pessoalmente com um cliente, recorre à sua lábia e ao discurso oral eloquente para fazer as suas vendas. O copywriter só consegue influenciar o comportamento do público-alvo com o seu domínio da escrita.
O copywriter apresenta nos textos informação pertinente, que o público quer ver. Portanto, sem esquecer os objetivos, agrega valor aos textos. O copywriter recorre a estratégias que permitem que os seus textos se revelem máquinas de conversão, pois contêm determinados gatilhos emocionais que levam o leitor a realizar uma ação específica, como vender algo a alguém. Desta forma, os textos criados pelo copywriter revelam-se um elemento indispensável das empresas para conseguirem atingir os seus objetivos.
O copywriting permite apresentar conteúdo pensado para capturar a atenção do leitor, para conquistá-lo, para o motivar a realizar uma determinada ação pretendida pelo departamento de marketing e comunicação.

História
O copywriter já existe há muito tempo. Não é uma novidade. Noah Webster foi um lexicógrafo americano, escritor, tendo ainda sido autor de uma reforma ortográfica da língua inglesa.
Este homem está na origem do surgimento do conceito de copywriting. A palavra copy, usada como “cópia”, em 1828, foi definida pela primeira vez por Noah Webster. Ele recorreu à palavra copy para definir os conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa, “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.
Embora essa definição tenha perdido importância na literatura, permaneceu válida entre jornalistas e impressores. Em 1870, John Emory Powers foi pioneiro na escrita de textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios. Este publicitário foi o primeiro a receber o título de primeiro copywriter da história.
Por esta altura, o copywriter passou a ser o profissional que escreve anúncios, como forma de distinguir essa atividade do redator de notícias. No século XX, copywriters eram redatores publicitários. Nessa época, muitas marcas recorreram aos copywriters para se distinguirem da concorrência e ganharem milhões de dólares.

Copywriting v.s. redação publicitária
O copywriting distanciou-se da mera publicidade, com a ascensão da internet e o surgimento do marketing digital. Os copywriters passaram a ser vistos como indispensáveis para as empresas. Profissionais de imenso valor que conseguem usar as palavras para garantir resultados tangíveis.
Embora ambos os termos – copywriters e redator de notícias – tenham sido encarados como sinónimos durante muito tempo, atualmente, há diferenças significativas entre estes conceitos.
Enquanto o redator apresenta um texto publicitário que é, sobretudo, informativo-descritivo, o copywriter visa complementar esse conteúdo, colocando no texto palavras estratégicas que visam estimular a tomada de decisão do público.
Logo, se na redação publicitária é apresentado um conteúdo informativo, basicamente com a missão de explicar ou apresentar algo, nos textos do copywriter é apresentado um conteúdo que visa uma tomada de ação: levar o leitor a fazer algo.
Desta forma, a estratégia do texto publicitário é mais comedida, menos ambiciosa. Já o copywriting apresenta nos seus conteúdos informação pertinente e valiosa, mas tem também uma chamada forte para a ação.
Os dois tipos de redação distinguem-se bem, porque há um elemento chamado Call to Action (o famoso CTA) nos textos do copywriter, algo essencial que permite levar quem lê a realizar uma específica.

O papel do copywriter
O texto do copywriter é enriquecido com técnicas que ele domina de modo a levar o leitor a realizar uma ação específica que pode ser muito diferente, nomeadamente: comprar um determinado produto, recorrer a um serviço, ter acesso a novos conteúdos, inscrever-se num curso, fazer um download, solicitar um orçamento, preencher um formulário, entre outras possibilidades.
Além do natural domínio da língua que lhe permite apresentar os seus artigos com uma informação clara e pertinente, nos textos do copywriter estão presentes técnicas que possibilitam uma colocação de palavras estratégica.
São utilizados nos textos os chamados gatilhos mentais, aplicados com método, pois servem de estímulos externos para levar o leitor a tomar uma decisão. Existem inúmeros gatilhos mentais aplicados em conteúdos copy. Entre os mais populares estão os seguintes:
- Autoridade
- Escassez
- Prova social
- Urgência
- Benefício (dor vs prazer)
- Antecipação
- Afinidade
- Compromisso e coerência
- Novidade
- Curiosidade
- Estória (storytelling)
- Exclusividade
- Simplicidade

Um colaborador de excelência
Como se teve a oportunidade de testemunhar, os textos criados por um copywriter podem fazer parte de uma estratégia bastante eficaz pela sua escrita extremamente persuasiva.
Qualquer empresa que pretenda criar conteúdos regulares como parte de um plano de marketing digital mais abrangente, não pode prescindir dos serviços deste tipo de profissional.
Um copywriter pode desempenhar um papel determinante nessa estratégia e revelar-se num colaborador de excelência, ajudando a garantir resultados e a cumprir objetivos.
O efeito das palavras no mundo dos negócios é poderoso. Pode tornar-se decisivo para o sucesso de quem quer vingar num mercado extremamente competitivo.
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